CONHEÇA OS 5 ERROS MAIS COMUNS EM UMA OBRA E COMO EVITÁ-LOS
Muitas vezes as coisas não saem como planejado e ai começam as dores de cabeça.
Em alguns casos os problemas são imprevisíveis, contudo boa parte deles podem ser previstos e evitados. Por isso listamos nesse artigo os 5 erros mais comuns em construção civil que podem lhe livrar de uma grande dor de cabeça prejuízos financeiros.
1 – ESCOLHENDO O EMPREITEIRO ERRADO
O uso de prestadores de serviços que não são vinculados e segurados o colocam em risco se algo der errado com o trabalho e caso o contratado não cumpra sua parte no trato. Dependendo de onde você mora e do tipo de trabalho que está fazendo, talvez seja necessário certificar-se de que seu contratado também esteja licenciado.
Licença e seguro são duas coisas diferentes, mas idealmente você quer um empreiteiro que tenha os dois. Pense em se unir como proteção quando o trabalho estiver completo e com o seguro como proteção enquanto o trabalho está em andamento. Quando você escolhe um empreiteiro, você está se protegendo caso ele não consiga pagar subcontratantes ou simplesmente faz um trabalho terrível. Se o seu contratado não está ligado e se atrapalha com algo assim, você é quem paga a conta. O seguro do contratante cobre você para problemas no local, como um trabalhador acidentado que, de outra forma, poderia processá-lo por despesas médicas ou danos à propriedade que você teria que substituir por seu próprio bolso.
Um bom empreiteiro também estará disposto a trabalhar com você para ficar dentro do seu orçamento examinando a proposta para ver onde você pode cortar
2 – OMITIR PREOCUPAÇÕES
Você pode se sentir como um chato se você levantar toda a preocupação que você tem durante um projeto de construção, mas um bom empreiteiro levará suas perguntas a sério. Digamos que você está reformando sua cozinha, mas quando as novas bancadas chegam, elas não são exatamente da cor que você esperava. É muito mais rápido e mais barato trocá-los quando chegam pela primeira vez no local. Uma vez que eles estão instalados, você está olhando para os custos de mão-de-obra adicionais para fazer a troca.
Isso significa que você precisará verificar o trabalho periodicamente. Se você não está morando em sua casa enquanto a construção está em andamento, é uma boa ideia visitar todos os dias para ver como estão as coisas. Se você não pode monitorar o trabalho, mas tem uma pequena margem de manobra em seu orçamento, você pode considerar um designer residencial, que basicamente atua como seu defensor no local e pode trazer quaisquer preocupações potenciais à sua atenção
3 – NÃO PEDIR UMA DATA DE CONCLUSÃO GARANTIDA
É muito comum os empreiteiros empurrarem essa data de término para frente repetidas vezes. Definitivamente, há alguns cenários em que faz sentido a data de conclusão. Se uma tempestade severa danificar algum do trabalho que eles acabaram de completar é realmente impossível que o prazo do seu contratante sejam executado. Atos de Deus à parte, porém, não há muitas boas razões para que um projeto de construção residencial leve meses ou até semanas a mais do que o previsto.
Incentivos financeiros para conclusão no prazo devem ajudar. Os empreiteiros receberam uma data de conclusão firme como parte do contrato, e para cada dia que eles trabalharem além da data de término, eles terão que nos pagar um valor fixo. Durante as partes particularmente estressantes e empoeiradas da construção, poderíamos manter nossos olhos no prêmio, porque saberemos que eles terão que terminar naquela data definida. Não há nada como um incentivo financeiro para fazer um projeto de renovação de casas se movimentar de maneira eficiente!
Nem todos os contratados garantem uma data de conclusão, mas se você puder encontrar um que o faça, poderá poupar muita dor de cabeça. Um empreiteiro sólido vai se dar muito preenchimento para essa data para dar conta do inesperado, e saber quando o trabalho vai ser feito é ótimo para sua paz de espírito.
4 – COMUNICAÇÃO POBRE
Desentendimentos entre você e seu arquiteto ou empreiteiro podem lhe custar dinheiro ou deixá-lo insatisfeito com partes do projeto. Essa é outra área em que você pode começar a sentir que está superando as questões e os esclarecimentos, mas seu arquiteto e empreiteiro não são leitores de mentes. Se há algo que você não entende nos planos ou no contrato, é sempre melhor que alguém o explique de antemão. Tal como acontece com dúvidas persistentes durante o processo de construção, é melhor esclarecer quaisquer dúvidas que você possa ter antes do início do trabalho, para que não haja confusão quando você começar a trabalhar.
A maioria dos proprietários não pode estar no local durante todo o dia durante uma reforma, portanto, você deve garantir que os contratados tenham uma ideia clara do que você quer e como eles podem entrar em contato com você caso surjam perguntas. Se eles não conseguirem pegá-lo para esclarecer uma opção de cor da tinta, por exemplo, eles podem acabar fazendo a chamada errada. Você terá que pagar para consertar o problema ou viver com uma cor que você não está tão entusiasmado. Não é o fim do mundo, mas quando você está pagando por uma renovação em casa, você quer que o produto final seja exatamente o que você imaginou.
Se você verificar seu e-mail com frequência, provavelmente será a melhor maneira de se comunicar com seus contratados. Não só eles podem enviar-lhe perguntas sem interromper o seu dia, mas você terá sua correspondência por escrito no caso de algo der errado. Certifique-se de que seu contratado também tenha seu número de celular ou comercial, para que ele possa contatá-lo rapidamente com perguntas oportunas. Isso não apenas ajudará a evitar confusão e erros, mas a comunicação rápida ajudará a manter seu projeto dentro do cronograma, porque ninguém estará esperando por suas respostas.
5 – NÃO ESPERAR POR IMPREVISTOS
Infelizmente, nem todas as surpresas de construção são agradáveis, e há sempre a chance de você descobrir um problema quando o projeto decolar. Se você está reformando uma casa antiga, lembre-se de que os códigos de construção podem ter sido muito mais frágeis e até inexistentes quando foram construídos. Então, quem sabe o que está por trás dessa parede ou sob o seu piso? Quando você está lidando com uma construção mais nova, nunca sabe que cantos o proprietário anterior pode ter cortado.
Seus empreiteiros poderiam derrubar uma parede para abrir sua cozinha e descobrir danos dispendiosos por cupins ou, à medida que quebrassem o terreno para a sua adição em casa, eles poderiam descobrir um solo ruim em sua propriedade que precisava ser escorado antes que eles pudessem despejar a fundação.
Preparar-se para imprevistos no processo de construção pode poupar muito tempo e estresse, e pode até significar a diferença entre completar a sua casa ou ficar sem dinheiro. A maioria dos contratados irá criar uma reserva de 10% para problemas imprevistos em suas estimativas, e você precisará garantir que você tenha o dinheiro em caixa ou financiamento suficiente para cobrir os custos do projeto e o valor da reserva. É claro que há uma grande chance de que seu projeto de construção seja executado sem problemas e, nesse caso, você terá 10% de volta quando a reforma for concluída.
Atentando para esses pontos você certamente evitará grandes problemas em suas obras! Gostou desse artigo? Então deixe o seu comentário e siga nossas redes sociais.