Uma das decisões mais importantes da vida certamente é a compra ou construção de um imóvel. Uma vez que ela representa um investimento considerável, no qual a maioria das vezes se realiza apenas depois de anos de economia, esforço e muito planejamento. Assim quem está na busca de um imóvel como casa ou apartamento, precisa de muito critério para escolher a construtora que será responsável pelo empreendimento.

Afinal, um imóvel mal planejado e construído além de trazer muitas dores de cabeça ainda pode haver o risco de ser uma empreiteira sem idoneidade que cause prejuízos aos seus clientes, dentre outros constrangimentos como grandes atrasos na entrega e até mesmo uma entrega diferente do que foi assinado em contrato.

Por isso, para ajudar você a se manter afastado desses problemas preparamos esse artigo com dicas de como escolher a empreiteira para a sua obra.

1. Avalie o tempo de mercado

No mundo empresarial se diz que quando um cliente fica satisfeito ele fala bem da empresa para algumas pessoas porém quando ele tem problemas ele grita aos sete cantos. Certamente essa máxima na construção civil também se faz verdadeira, principalmente nos dias de hoje com as redes sociais, se um cliente não é plenamente atendido ele ira publicar nas redes sociais sua decepção para o maior número de pessoas possível. É por essa razão que uma má fama corre rápido ao contrário de uma boa imagem que demora muito mais tempo para ser construída.

Por esta razão, empreiteiras com má reputação costumam permanecer pouco tempo no mercado, ao passo que as empresas com qualidade e que cumprem seus compromissos com os clientes tendem a durar muito mais anos em atividade.

Em razão disso, quando você estiver selecionando a empresa que construirá o seu imóvel leve em consideração o seu tempo de mercado, pois esse certamente é um bom indicativo de confiabilidade que a empreiteira oferece.

2. Conheça o histórico

Apesar de ser uma boa indicação, apenas avaliar o tempo de mercado não é o suficiente para escolher uma empreiteira, assim como qualquer empresa uma construtora ao longo do tempo também comete vários deslizes e mesmo assim conseguir se manter no mercado, portanto além do tempo de mercado você também precisa levar em consideração o histórico da empresa.

Então procure fazer um levantamento sobre o conceito que ela tem no mercado em que atua, pesquise sobre os empreendimentos imobiliários que ela já construiu e se possível tente conversar com antigos clientes, assim você descobrirá o nível de satisfação que eles tiveram em relação a construtora e você ainda conhecerá o padrão da empresa e sua relação de qualidade.

3. Conheça a saúde financeira da construtora

Outro ponto importante a ser considera é saber como anda a capacidade financeira da empreiteira, se paga os seus funcionários e fornecedores em dia, se vem tendo problemas com dívidas em bancos ou outros problemas que possam indicar que ela pode não ter condições financeiras de cumprir os compromissos assumidos.

4. Verifique se tem prêmios e certificações

Empreiteiras de prestígio se tornam reconhecidas pela sua qualidade por instituições que avaliam o mercado e entregam premiações diversas, existem vários nichos como soluções habitacionais, sustentabilidades, tratamento humanizado que empresa dispensa aos funcionários, etc. Portanto empreiteiras premiadas também são um bom sinal de empresa que tem políticas sérias e processos concretos, o que oferece mais tranquilidade ao cliente no momento da escolha.

Além disso, outro meio que pode ser verificado quanto a qualidade dos processos é se a empresa possui certificados de qualidade de processos. Boas construtoras buscam sempre certificações de qualidade e uma das mais conhecidas é a ISO 9001. Este certificado somente é entregue as empresas que possuem um rigoroso padrão produtivo e isso também reafirma a qualidade das obras construídas.

5. Conheça o projeto e todos os detalhes da construção

Boas empreiteiras se empenham em mostrar com a máxima clareza aos seus clientes todos os detalhes do projeto do imóvel. Por isso, além de plantas são desenvolvidas maquetes eletrônicas ou físicas muito detalhadas que dão ao cliente uma boa visão de como o imóvel ficará.

Quando estiver pesquisando uma empreiteira pergunte todos detalhes como: tamanho de cômodos, tipo de material empregado na construção, revestimentos, número de vagas na garagem, etc. Quanto mais detalhes você tiver, mais tranquilidade você terá na hora de fechar negócio.

Seguindo essas dicas você certamente terá muito mais tranquilidade e segurança quando for escolher uma empreiteira para a sua construção. Lembre-se que você está realizando uma meta muito importante e por isso a escolha deve ser muito criteriosa para que um sonho de vida não vire um pesadelo.

Se você gostou dessa matéria, curta e compartilhe essas dicas com outras pessoas, e fique à vontade para deixar seus comentários. Até a próxima Dica Condisa!